Diretora da Tokio Marine fala sobre a importância da solidez financeira de uma Seguradora

21/10/2014 / Fonte: Planin

Um dos conceitos mais importantes do mercado de seguros é o de solvência, que é a capacidade da Seguradora honrar com suas obrigações, como o pagamento de despesas e sinistros presentes e futuros, mesmo em condições adversas. Nesse sentido, o órgão regulador tem por responsabilidade proteger os Segurados. Para isso, define regras de solvência e acompanha o desempenho das Seguradoras para intervir a tempo, sempre que detecta um sinal de alerta.

Atualmente, a Susep, órgão regulador do nosso mercado, está empenhada em fortalecer o sistema de solvência no Brasil e vem implementando, gradativamente, um modelo de supervisão baseado no conjunto de medidas regulatórias que está sendo adotada em Seguradoras e Resseguradoras da União Europeia, conhecido como Solvência II.

As novas regras de solvência têm por objetivo entender os riscos aos quais as companhias estão expostas (Subscrição, Crédito, Operacional, Mercado, entre outros). Esses riscos tornaram-se a base para o requerimento de capital das Seguradoras. Por meio de um programa de gerenciamento de riscos adequado é possível identificar, avaliar e medir tais riscos, permitindo que as Seguradoras executem sua missão e seus objetivos estratégicos, com requerimento de capital compatível ao seu ambiente de governança.

O Grupo Tokio Marine trata as questões que envolvem solvência de forma muito séria. Somos reconhecidos pela solidez financeira e pelo foco contínuo, investimento e monitoramento das questões relacionadas ao gerenciamento de riscos em todos os 38 países onde atuamos. Possuímos em nossa estrutura comitês e áreas especializadas que possibilitam o entendimento claro sobre os riscos em nossas operações, bem como a identificação de ameaças internas e externas ao nosso negócio.

Aqui no Brasil, a gestão dos riscos também faz parte do nosso dia a dia. A Tokio Marine Seguradora, subsidiária de um dos maiores grupos do mercado de seguros do mundo, adota as melhores práticas internacionais e vem se antecipando às tendências de mercado. Já estamos preparados para os requerimentos de Solvência II e apresentamos suficiência de capital para nossas operações, o que garante a solvência da Companhia. Nosso portfólio e estratégias de negócios são definidos com base nas regras de solidez financeira.

Aliado às diretrizes da Matriz, desenvolvemos modelos de mensuração do capital que consideram as melhores técnicas estatísticas e atuariais, além de modelo de governança e estrutura de gestão de riscos eficiente, que provê à Companhia informações precisas para as tomadas de decisões. Dessa forma, asseguramos o cumprimento de nossos compromissos e a satisfação e credibilidade perante nossos Clientes.

(Rosete Boukai Neta é Diretora Administrativa e Atuarial e Chief Risk Officer da Tokio Marine Seguradora)

Close Menu
error: Content is protected !!
× Como posso te ajudar?